SESP lança a Operação COSUD na divisa entre Paraná e São Paulo 09/05/2024 - 10:56

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) atuou, na tarde desta quarta-feira (8), no lançamento da Operação COSUD em Jacarezinho, cidade paranaense que faz divisa com o estado de São Paulo.

A Operação COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) tem como objetivo a integração das forças policiais das regiões Sul e Sudeste e do estado do Mato Grosso do Sul para reforçar o policiamento e combater a criminalidade.

Ainda hoje, no primeiro dia, a operação já apreendeu drogas e duas armas (um fuzil e uma pistola) que estavam sendo transportadas dentro de um veículo. As substâncias e suas quantidades estão sendo analisadas.

O secretário de Segurança, Hudson Leôncio Teixeira, pontua a importância de trabalhar em conjunto a outros estados, para garantir a segurança e tranquilidade da comunidade. “É um orgulho para o Paraná poder operar com outros estados. A união das forças municipais, estaduais e federais é fundamental para o combate da criminalidade”. O coronel ainda complementou agradecendo às forças do Estado e a Polícia Rodoviária Federal que também se faz presente nesta operação.

COSUD - O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), criado em 2019, tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos estaduais das regiões Sul e Sudeste. Com mais de 114 milhões de habitantes, estes sete estados juntos respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de  de Geografia e Estatística (IBGE).

Texto: SESP.