Operação GPS Cosud: Polícia Penal cumpre 27 buscas a pessoas com mandados de prisão em aberto no Paraná 07/05/2024 - 10:06

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), com apoio das polícias Militar e Civil, está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (7) para cumprimento de 27 mandados de prisão. As ações fazem parte da Operação GPS Cosud, que segue até o próximo dia 12. O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) reúne Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. As ações de enfrentamento ao crime organizado são parte essencial da proposta do grupo.Especificamente nesta operação, o estado do Mato Grosso do Sul está participando como convidado.

No mês de março, durante a 10ª reunião do Cosud, realizado no Rio Grande do Sul, os governadores destes sete estados apresentaram ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, propostas de endurecimento das leis penais. Elas foram formatadas no Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado.

“Entre os temas mais importantes sobre segurança pública que foram debatidos no Cosud estão o sistema de monitoração eletrônica e o tratamento penal, nos quais a contribuição da PPPR foi fundamental para que o grupo técnico da segurança pudesse apresentar propostas de melhorias junto aos governadores que compõem o consórcio. Cada vez mais, o estado do Paraná está se fortalecendo de forma integrada”, destaca o diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Schlemper, durante a 10ª reunião do Cosud, realizada no mês de março.

As alterações na lei envolvem o combate ao crime organizado a partir da regulamentação do acesso às informações de monitoração eletrônica, revisão dos requisitos para concessão de liberdade provisória e inserção de qualificadora no crime de homicídio.

Para estas ações realizadas no estado do Paraná, o plano de ação conta com 50 policiais penais, 50 policiais militares e 12 policiais civis, sendo as atividades desenvolvidas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Francisco Beltrão.

A PPPR, dentro de suas atribuições, participa desta operação de forma ostensiva por meio de suas unidades especializadas e efetivo regular, cujo objetivo é potencializar as ações no combate à criminalidade, visando reduzir as ações de delitos, realizando a captura de pessoas com monitoração eletrônica e que possuem em seu desfavor mandado de prisão expedido pela Justiça, além de realizar fiscalização a todas as pessoas em monitoração eletrônica.

A Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), da PPPR, realiza o levantamento de informações para suporte às equipes policiais no raio de atuação da operação, com objetivo de facilitar a identificação de monitorados com mandado de prisão em aberto.

As pessoas localizadas e presas nesta operação serão encaminhadas às Cadeias Públicas de suas respectivas localidades.